Nesta seu última obra – produzida durante os quase dez meses em que lutou contra o câncer –, Pe. Léo nos apresenta uma realidade ao mesmo tempo simples e transformadora que diz respeito a todo ser humano: Pertencemos a Deus. Conscientizar-se disso significa assumir a marca da filiação divina que todos trazem dentro de si, cuidando para que o maligno e suas mentiras não destruam nosso corpo, nossa mente e nosso espírito.
Pertencer ao Senhor é despojar-se da autossuficiência e do egoísmo que nos levam a querer ser o centro de tudo; é abandonar vícios nocivos; é amar a si mesmo e ao próximo, pois somos imagem e semelhança do Senhor; é zelar por si em todos os sentidos, pois somos templo do Espírito Santo.
Pe. Léo, ao longo de sua vida, desejou ardentemente ser de Deus e lutou com empenho por isso, mesmo nas horas mais difíceis. Sua última obra fala sobre desafios que surgem na vida de todas as pessoas e ajuda-nos a compreender que a pertença a Deus é mais forte do que qualquer dificuldade, qualquer pecado que cometamos.
E lembrar-se disso é o primeiro passo para efetivamente ser livre.