Bem-vindo à época das mudanças exponenciais, o melhor momento para se viver. É o momento em que a concorrência não é mais a empresa multinacional no exterior, mas o cara em uma garagem no Vale do Silício ou em Bandra (Mumbai), utilizando as mais recentes ferramentas online para projetar e imprimir a partir da nuvem sua última criação. Essas empresas estão cada vez mais rápidas, contam com pessoas cada vez mais capazes de se reinventar a uma velocidade ímpar.
São pessoas e empresas extremamente criativas.
Como aproveitar todo esse poder criativo?
Como construir uma empresa que seja tão ágil, hábil e inovadora como as pessoas que farão parte dela?
Como competir nesse acelerado mundo novo?
Como se organizar para expandir?
A resposta é a organização exponencial.
Não temos escolha, porque em muitos setores a aceleração já está em andamento. Peter Diamandis usa o conceito dos 6 Ds: digitalizado, disfarçado, disruptivo, desmaterializar, desmonetizar e democratizar. Qualquer tecnologia que se torna digitalizada (primeiro D) entra em um período de crescimento disfarçado.
O que os autores têm observado – e que você perceberá lendo este livro – é que nenhuma empresa comercial, governamental ou sem fins lucrativos, conforme configurada no momento, pode acompanhar o ritmo que será definido por estes 6 Ds. Para isso será necessário algo radicalmente novo – uma nova visão da organização que seja tão tecnologicamente inteligente, adaptável e abrangente quanto o novo mundo em que vai operar – e, no final de tudo, transformar.
Precisamos estar preparados para as mudanças.
Sabe por quê?
Porque, enquanto você leu este texto, muita coisa mudou.
Boa leitura!