Considerado um dos tesouros da Literatura Espiritualista, O Profeta é antes de tudo um poema ao poder do Amor Universal. Escritas originalmente em inglês, as palavras de Kahlil Gibran evocam o encantamento dos Salmos e o ritmo mágico dos Cantos de Salomão, fundindo a filosofia cristã com o espírito e a sabedoria oriental que deriva da rica mistura de influências do Líbano, terra natal do autor.
Prestes a partir da cidade de Orphalase, onde viveu por 12 anos, o estrangeiro Almustafa, o “Profeta”, é cercado pela multidão, que lhe pede conselhos. Ele faz breves sermões sobre 26 temas numa linguagem que é surpreendente por sua simplicidade e majestade, por suas metáforas brilhantes e seu ritmo gracioso.
Suas palavras, cheias de compreensão e amor, clamam pela união entre os homens, pelo respeito a todas as formas de vida e pela absoluta necessidade de continuidade. Publicado pela primeira vez no início do século XX, O Profeta permanece como um marco da literatura espiritual, um conforto a todas almas deste mundo.