John Bunyan (1628-1688) foi um escritor e pregador inglês, mais conhecido por sua obra-prima, ""O Peregrino"", publicada em 1678.
Bunyan nasceu em Elstow, Bedfordshire, Inglaterra, e era filho de um funileiro. Ele cresceu em um ambiente religioso e, aos 16 anos, ingressou no Exército Parlamentar durante a Guerra Civil Inglesa. Depois de se casar, ele se converteu ao cristianismo e tornou-se um pregador leigo batista.
Em 1660, Bunyan foi preso por suas atividades religiosas não conformistas e passou os próximos 12 anos em prisões em Bedford e em Londres. Foi durante esse tempo que ele escreveu ""O Peregrino"", que se tornaria uma das obras mais lidas e amadas da literatura cristã em todo o mundo.
Depois que Bunyan foi libertado da prisão, ele continuou a pregar e escrever até sua morte em 1688. Entre suas outras obras estão ""Graça Abundante"" e ""A Guerra Santa"". A contribuição de Bunyan para a literatura cristã é inestimável, e sua escrita continua a inspirar e desafiar leitores em todo o mundo."