Vítor Frankenstein, estudante de ciências naturais obcecado pelo segredo da vida, consegue criar em seu laboratório um ser com características humanas. Quando nota que criou uma criatura monstruosa, fica horrorizado e a abandona. Mais tarde, o monstro reaparece, inconformado com sua solidão e com o terror que causa nas pessoas, e exige que o cientista crie uma companheira para ele. Nesta obra são discutidos preconceito, ética e marginalização.
Esta adaptação em audiolivro do romance Frankenstein, de Mary Shelley, é marcada pela densidade do áudio. A trilha sonora, composta por uma variada gama de sons e temas remixados, acompanha a ambientação do texto com passagens súbitas de climas de romance e leveza para situações de suspense, terror e medo.
No papel da Criatura, o dublador Guilherme Lopes, que já emprestou sua voz a personagens inesquecíveis, como o Barbárvore, de O Senhor dos Anéis, utiliza seu registro grave de voz e sua capacidade de interpretação para dar a verdadeira dimensão do sofrimento e do ódio que acomete esse ser monstruoso mas de sentimentos tão humanos.