Tem tudo para ser um conto de fadas, mas é um conto de bruxas!Uma menina de 8 anos, aprendiz de bruxa, que cresceu isolada de outras crianças, na floresta de um reino encantado, precisa descobrir a identidade do próprio pai, enfrentar as próprias sombras que a desequilibram e as ameaças de um menino obcecado por destruí-la.
Reza a lenda que Draguxa é filha de dragão com bruxa. Ela tem 8 anos e mora com sua mãe, Luna, em meio a dragões, numa casa-caverna, na floresta do reino encantado de Lótus. Lótus faz fronteira com Normalha, o reino das pessoas sem magia.
No passado, Luna, a mãe de Draguxa, fugiu de Normalha, acusada de bruxaria e foi a única normalli que conseguiu entrar em Lótus, tendo sua vida poupada pelos dragões, que se apaixonaram pelas flores da lua, frutas que ela trazia consigo e com as quais cozinha seus doces mágicos para vender e alimentar os dragões que a protegem e protegem sua filha Draguxa.
Draguxinha, a aprendiz de bruxa tenta sempre evitar o bullying na escola que sofre de Bulinói e dos outros alunos, mas acaba perdendo o controle e reagindo, deixando todos apavorados e distantes. Só Bulinói, seu grande antagonista, não se intimida e fica cada vez mais obcecado por destruí-la. Toda essa confusão contribui para que Draguxa insista em se aprofundar nos ensinamentos de magia, bem longe do convívio com as outras crianças, demonstrando que sabe bem qual a sua vocação desde cedo.
Sua vida solitária tem significativa melhora quando ela passa a conviver com os irmãos gêmeos Lucas e Gabriel, que são seus vizinhos na floresta e, assim como ela, passam a frequentar a casa do Mago, fascinados pelos feitiços que o bruxo pode ensinar.
Os episódios costumam iniciar deste ponto de partida: as crianças se encontrando na casa do mago e, no intuito de aprenderem um novo feitiço, utilizando ingredientes da natureza que os rodeia, acabam se envolvendo em diversos mistérios e aventuras, recheados de descobertas e encantamento, enquanto exploram a floresta mágica.