Este é um livro fora do comum... Não se trata de mais um livro sobre Jesus, mas, sim, um exercício extraordinário de atualização da mensagem dos Evangelhos como se o próprio Jesus o tivesse escrito e dialogasse conosco. Assim é que, logo no início, Jesus nos lança um convite único e especial: fechar os olhos e os ouvidos às distrações e concentrar-se nele, sentir-se a sós com ele, ouvir o que ele tem a dizer, assim como os discípulos o fizeram.
Ele nos explica, então, que seu maior desejo é que sejamos felizes. Mas para isso será preciso confiar, abandonarmo-nos a ele sem reservas, aceitar nossa vida como ela se apresenta e cumprir nossas obrigações sem ansiedade, sem nos decepcionar quando nossos sonhos não se concretizarem. Unindo nossa vontade à de Cristo, imitando suas virtudes e seguindo seu exemplo, descobriremos o caminho para nos tornarmos um outro ele.
Pode parecer impossível, mas nestas páginas Jesus nos oferece os meios de exercer o autodomínio, o desapego das coisas materiais, a humildade, a paciência, a oração e a meditação na busca incessante de paz e fuga do pecado.