Este livro apresenta a origem, o conceito, as etapas para implementação das áreas de Compliance e Gestão de Riscos nas empresas, assim como o que é preciso para a formação dessas áreas, o perfil dos profissionais, bem como das melhores práticas de compliance e gerenciamento de riscos. Identifica os desafios da Gestão de Riscos e Compliance, a importância do engajamento das pessoas, principalmente da alta gestão, sobretudo a importância dessas áreas, como ferramentas de prevenção e gestão de crises nas organizações.
Para a pesquisa foi realizado um estudo dos principais riscos no âmbito empresarial no Brasil e no mundo, que têm levado as empresas a graves crises. As pesquisas revelaram que os principais riscos são o de fraude e de reputação e imagem, e que as empresas têm investido de forma crescente em sua prevenção e, muitas vezes, remediação. Em seguida, abordam-se também, por meio de exemplos atuais no Brasil, os impactos negativos, financeiros e de reputação, de empresas de grande importância no cenário nacional.
As áreas de Compliance e Gestão de Riscos nas empresas são essenciais para prevenir crises, sejam elas operacionais, de imagem e reputação, descumprimento regulatório, prevenir perdas financeiras e apoio à perenidade das empresas.