Uma das mais celebradas e reconhecidas autoras da atualidade – cotada, inclusive, para o prêmio Nobel de Literatura –, Anne Carson combina, em sua obra mais conhecida, Autobiografia do vermelho, seus diversos ofícios – ensaísta, poeta, tradutora, helenista – para compor um romance a um só tempo comovente e instigante, erudito e acessível.
Com direção de Daniela Thomas, na voz de Bianca Comparato, esta obra desafia as fronteiras do gênero. Neste romance em versos, Anne Carson recria, nos dias de hoje, o mito grego de Gerião, um monstro que Héracles – ou Hércules, como também é conhecido – assassina como parte de seus doze trabalhos.
Gerião é um menino sensível, mas também um monstro alado e vermelho. Nesta autobiografia, ele narra sua vida desde os cinco anos de idade. Na juventude, após sofrer abusos sexuais de seu irmão mais velho e tendo uma mãe afetuosa, mas distante, Gerião apaixona-se por Héracles. Anos depois, em uma viagem à Argentina, reencontra seu antigo amante, e ambos partem para o Peru, acompanhados do jovem Ancash.