Diferente de muitas de suas obras, Alma e Coração traz ao leitor, num estilo simples e cativante, a marca do trabalho do mais importante médium do Brasil: o grande amor e simpatia pelo próximo e sua constante preocupação em contribuir da melhor forma possível para minimizar os problemas que afligem o ser humano, nesta delicada e importante fase por que passa o nosso planeta.
Neste livro, Chico Xavier busca mostrar ao mundo, de maneira bastante assertiva, que nossas conquistas espirituais têm de ser feitas em nosso dia a dia, paralelamente às conquistas que visam diretamente ao nosso progresso material. O alerta que Chico Xavier nos traz é que, a partir da solução dos nossos problemas interiores, encontramos saídas para nossa vida exterior.
Para esse grande mestre espiritual, a Vida Interior tem que ser sobretudo ativa, prática e altruísta, pois é apenas por meio do serviço ao próximo que conquistamos uma compreensão mais profunda da afirmação do Cristo: 'O maior dentre nós é aquele que serve.'
Os capítulos deste livro são sucintos, com temas variados, porém profundos. A forma elegante da escrita adotada nos faz lembrar os aforismos dos antigos Mestres, como este, a seguir, que sintetiza os ensinamentos de Chico Xavier:
'Amarás servindo. Ainda quando escutes alusões em torno da suposta decadência dos valores humanos, exaltando a força das trevas, farás da própria alma uma lâmpada acesa no CAMINHO.'