O leitor tem nas suas mãos um livro que procura mostrar a harmonia que há entre a literatura como um produto do espírito humano e a fé em Jesus Cristo. Lendo este livro, perceberá que a literatura é um caminho para chegar à contemplação de Deus. O caminho humano traçado já no título deste livro é a poesia e a épica fantástica.
Portanto, este livro contém duas partes. A primeira dedicada à poesia realça o poeta italiano, Dante Alighieri, e nos mostra os sinais e as convergências entre fé e razão, entre Deus e o homem. A segunda parte está dedicada a dois literatos fantásticos, C. S. Lewis e J. R. R. Tolkien, buscando neles – e não só neles – elementos de fé cristã de modo metafórico e analógico.
O meu desejo é que todos os que lerem este livro aprendam que o contato com a literatura, com a poesia, com o que é belo deve sempre nos conduzir ao que é útil e faz crescer a nossa alma, o nosso espírito, isto é, tornar-nos mais humanos, para que nunca aconteça no nosso mundo aquilo que tristemente o Pequeno Príncipe de Saint-Exupéry chegou a exclamar: vejo humanos, mas não vejo humanidade. Que isso não aconteça de fato.
Finalmente desejo que, lendo este livro, você encontre Deus ou, talvez, será Deus que o encontrará nas páginas deste livro. Boa leitura!