Aqui vamos focar os contos para Crianças de 4 e 5 anos.
A preocupação com a educação dos filhos sempre esteve presente na sociedade moderna. É comum nos sentirmos despreparados e desinformados diante da tarefa de educar. Só que ainda assim é preciso fornecer princípios éticos e a noção de limites a este pequeno ser em formação, para que ele não se torne excessivamente egocêntrico, com dificuldades em se inserir na malha social.
O conto de fadas costuma apresentar os dilemas da vida de forma breve, simplificando as situações, mas mantendo a sua essência, lidando com as diferentes sensações e percepções que convivem dentro de nós.
Bem e Mal se misturam, sendo que os dois têm seus próprios pontos de atração e repulsão. O enfrentamento do Mal gera medo, angústia, fascínio e paralisia ao mesmo tempo. A busca do Bem traz simultaneamente dúvidas, medos, ansiedade e contentamento.
Esta mistura de sensações não totalmente processadas é que forma o motor energético do amadurecimento. Entretanto, num primeiro momento é importante separar o Bem do Mal, mesmo que isto nos soe com o imaginário, e é isto que os personagens do conto de fadas nos trazem.
Inicialmente vamos abordar a escolha da história, falando da adequação por idade e também por finalidade, ou seja, o que se deseja passar em termos de valores. Afinal, a história é sempre um ponto de partida para uma reflexão sobre a própria vida em sociedade.
Depois caminharemos por algumas histórias, que estejam ligadas às diversas etapas de crescimento, chegando a histórias que fascinam a todos nós.