Sociologia do audiovisual em tempos digitais: uma proposta metodológica, escrito por Túlio Rossi e Julia Barbieri, apresenta-se ao leitor em hora oportuna, pois, como apontam os autores, as mídias digitais têm produzido "transformações relevantes nas interações sociais", não apenas no que diz respeito à difusão de imagens, mas, singularmente, pelas diferentes formas como elas, nesse processo, têm sido "ressignificadas" (p. 45). Em vista disso, o livro, ao discutir tais transformações, traz, para o centro do debate, "como estão construídas formas de ver, sentir e se comunicar no mundo atual [...]" (p. 45), questões fundamentais para a sociologia.
Bem escrito e rico em exemplos, o texto cumpre uma espinhosa tarefa, que é a de abordar uma ampla gama de conceitos sem, nesse passo, perder as nuanças que carregam. O resultado é um agradável passeio por uma série de autores, de diferentes momentos históricos, durante o qual Túlio e Julia nos convidam a vislumbrar possíveis caminhos para a compreensão de um mundo cada vez mais audiovisual e digital.
A riqueza de perspectivas que encontramos no livro, associada à fluidez da leitura, constitui-se como um presente a todos os leitores interessados no debate em torno da imagem nas Ciências Sociais, bem como àqueles empenhados em construir hipóteses de investigação nos domínios de uma sociologia do audiovisual.
Professor Doutor Mauro Luiz Rovai, professor titular do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNIFESP