O Quadrilátero Ferrífero e os Campos Ferruginosos são abordados neste livro, que mostra o resgate de flora e de topsoil como forma de obter elementos para restaurá-los.
Texto de contracapa: Os Campos Ferruginosos crescem sobre as Formações Ferríferas do Quadrilátero Ferrífero e são constituídos por espécies de difícil reprodução e cultivo, necessárias para restauração dessa complexa cobertura vegetal que apresenta micorrizas, espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção, sobre as quais pouco se conhece e que não apresentam mudas para aquisição. Também não existem formas de refazer o solo ferruginoso a partir do qual o ambiente se desenvolve.
Quando a supressão de vegetação de Campo Ferruginoso é autorizada para extração de minério de ferro, o resgate desses elementos se torna obrigatório frente à sua raridade, já que elementos vitais à sua existência são disponibilizados e devem ser usados para restaurações, aumento do conhecimento e da aquisição de tecnologia para executar sua conservação com sucesso.
Em 2002, vivenciando as expansões minerárias frente às Leis vigentes do País e aos desafios mundiais da sustentabilidade, o órgão ambiental mineiro condicionou, numa de suas licenças ambientais, a realização de estudos sistemáticos de resgate de flora e topsoil, ensaiando a restauração de Campos Ferruginosos.
Muitas pesquisas foram, então, realizadas para resgatar plantas, cultivá-las, coletar e conservar sementes, semear, elaborar protocolos de germinação, de plantio e monitoramento, apresentadas neste livro, que busca a continuidade ao seu objeto principal e inicial de conservação de um ecossistema raro e ameaçado dos Campos Ferruginosos.