Pedagogia do Imaginário: Entre Cruzamentos do Ensinar e Aprender Artes Visuais

O livro Pedagogia do Imaginário, entrecruzamentos do aprender e ensinar Artes Visuais é uma coletânea de artigos produzidos por estudantes de diversos estados brasileiros — Goiás, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande Norte — que cruzam conhecimentos, temáticas e narrativas subjetivas. Os textos ora apresentados foram produzidos no componente curricular Pedagogia do imaginário nas Artes Visuais, oferecido no primeiro semestre de 2022, pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais das Universidades Federais de Pernambuco e da Paraíba, ministrado pelas professoras Vitória Amaral e Anna Carolina Coelho Cosentino. As professoras, juntamente aos estudantes, trocaram reflexões que abordam matrizes da Pedagogia do Imaginário, conforme propõe Gilbert Durand, e, posteriormente, fizeram estudos prático-teóricos, a fim de compreender a teoria no âmbito da Educação pelas lentes de Maria Cecília Sanchez Teixeira e Alberto Felipe Araújo, e seus potenciais no contexto das Artes Visuais. Nesse fazer, caminhos de muitas curvas, fendas e barreiras (às vezes, de difícil identificação) deram corpo a um grupo de estudos plural, em que se compartilharam, entre outras coisas, especificidades locais de cada território, seja geográfico, cultural, estético e perspectivas de diferentes campos do conhecimento, como a dança, além das artes visuais, onde os participantes realizam as suas pesquisas. Para além de uma explanação teórica sobre os fundamentos do imaginário, todos os autores aqui presentes realizaram uma reflexão das suas pesquisas sob o prisma dos estudos do imaginário com ênfase em mitos que gostariam de ver mais presentes na nossa sociedade, conforme sugere a Prof.ª Dr.ª Danielle Rocha Pitta. A renovação dos mitos condutores da cultura ocidentalizada foi o principal tema de interesse nos debates durante as aulas. E de fato, urge que o campo do saber ocidentalizado, que investiu por tanto tempo em um trajeto racionalista, tendo o iluminismo como guia, seja revisto. Os capítulos que seguem apresentam um conjunto de discussões que enfatizam a necessidade de reclamarmos uma pedagogia própria para um imaginário cultural que se quer renovar.