De acordo com Teresa Amabile e Steven Kramer, os melhores líderes são capazes de formar quadros de empregados com "vida interior" no trabalho muito satisfatória: emoções consistentemente positivas, forte motivação e percepções favoráveis da organização, de seu trabalho e de seus colegas.
Pela análise rigorosa de quase 12 mil registros de diários fornecidos por centenas de empregados, em várias organizações diferentes, Amabile e Kramer explicam como é possível fomentar o progresso e melhorar a vida interior no trabalho dos funcionários todos os dias e, no processo, estimular a produtividade criativa de longo prazo.
O princípio do progresso mostra como remover as barreiras mais comuns ao progresso, tais como tarefas sem significado e relacionamentos tóxicos, e ressalta o grau de prejuízo que estes fatores podem gerar. Também explica como ativar duas forças que auxiliam o progresso: "catalisadores" – eventos que facilitam diretamente o trabalho no projeto, como metas e autonomia; e "nutridores" – eventos interpessoais que estimulam os empregados, como encorajamento, demonstrações de respeito e coleguismo.
Repleto de exemplos tirados da vida real, revelações fascinantes e conselhos práticos, O princípio do progresso fornece, tanto a líderes principiantes quanto àqueles já experientes, a orientação de que precisam para maximizar o desempenho de seu pessoal.