Com a esperança de criar oportunidade ao leitor para que faça uma reflexão sobre uma educação de qualidade, que é oferecida ou não nas escolas e nas famílias, bem como fazer uma reflexão sobre o aumento dos conflitos no meio em que se vive, tenho uma feliz iniciativa de fazer uma proposta.
É relevante que o ser humano receba uma boa formação através de uma vivência ancorada numa visão crítica de sociedade, no sentido de se ter consciência de nossa própria realidade, que nos traz possibilidades de articular meios e recursos objetivos e subjetivos para uma sociedade mais humana e solidária.
Assim sendo, importantíssima é a construção de conceitos que irão nos servir para toda a vida, já que estes se incorporam nas práticas cotidianas e na vida como um todo das pessoas. Por isso, ensinar o Direito como disciplina curricular nas escolas pode ser uma decisão importante nesse contexto.
Entretanto, a forma de construção e formatação desses conteúdos e princípios que resultam no entendimento sobre as regras de conduta sobre a vida em sociedade é o grande desafio. Dessa forma, a emergência da consciência sobre nossos espaços de convívio em sociedade será determinante.
O livro traz em seu bojo experiências que vão ao encontro da proposta de ensinar noções básicas de Direito nas escolas, de forma que ela possa servir como uma das ferramentas da Gestão Escolar para investir na valorização social e na formação das pessoas como verdadeiras cidadãs.