"Os dois casos vieram no mesmo dia. Sim, as duas investigações mais interessantes dos últimos anos chegaram na mesma terça-feira."
Humberto da Conceição é um detetive literário, especializado em investigações de obras raras e valiosas para colecionadores, bibliotecas e museus.
No fim de 2024, precisa lidar com dois mistérios simultâneos.
Albertino Pelegrini vendeu suas propriedades e comprou moedas de prata. Tentando que seus filhos finalmente parassem de brigar, produziu em 1928 três livros e deu um para cada filho. Neles, havia a resposta para a localização das moedas. Quase cem anos depois, nenhum descendente dos Pelegrinis conseguiu desvendar o mistério.
Emiliano Santa Cruz foi considerado o maior autor brasileiro, ao lado de Machado de Assis. Desde a sua morte em 1888, pesquisadores, jornalistas e leitores discutem as circunstâncias do assassinato de Emiliano e, principalmente, se o brilhante escritor terminou ou não um livro no qual vinha trabalhando.
Como Humberto da Conceição, agora contratado para os dois casos, pode resolver mistérios tão complicados de dezenas de anos atrás?