Quando dos 500 anos do "achamento" do Brasil, Manolo Florentino deu uma entrevista para a Folha de São Paulo tecendo algumas considerações sobre aquela efeméride. O que ficará da efeméride dos 40 anos do PPGHIS? A memória em forma de comemoração. Uma festa, um vídeo, mas, principalmente, um conjunto de ensaios e artigos que demarca a produção de nossos professores e homenageia nossa história, relembrando também tantos que passaram por aqui e já partiram, como Manolo Florentino e, mais recentemente, José Murilo de Carvalho.
Em 2022, o Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro completou quarenta anos de funcionamento e de credenciamento oficial. A proximidade do marco comemorativo animou a coordenação a preparar um evento e uma coletânea, com textos produzidos pelos professores do Programa. O evento foi realizado em dezembro de 2022, e foi exibido, na ocasião, um vídeo, produzido pela professora Andréa Casa Nova Maia. O livro tão aguardado é o que se entrega agora aos leitores.
A publicação reúne doze textos de docentes do Programa – quatro em coautoria. Em seu conjunto, oferece uma pequena amostra da variedade das pesquisas conduzidas pelos professores, assim como das distintas trajetórias percorridas por eles. As contribuições se dividem em relatos das trajetórias de professores no Programa e dos seus respectivos grupos de pesquisa, ensaios de natureza historiográfica e resultados de pesquisas originais.