Elisama Santos – autora dos best-sellers Conversas corajosas, Por que gritamos e Educação não violenta – estreia na ficção com romance sobre relações familiares
Estreia da psicanalista Elisama Santos na ficção, o romance Mesmo rio conta a história da família negra Soares: a mãe, Maria Lúcia; o pai, Benedito; e os três filhos: Lucas, Marília e Rita. Após dez anos afastados por um evento ocorrido no Natal, eles se reencontram para atender ao pedido da mãe, que está em estado terminal.
Ao longo da vida, a mãe estabeleceu com os filhos uma dinâmica específica. A mãe é zelosa com um filho e impaciente com o outro. Ama um deles sem ressalvas, enquanto o outro sente que precisa abrir mão de seus sentimentos para ser acolhido. Como fica a relação entre mãe e filho, e entre irmãos, nesse contexto delicado? Qual o papel de cada um deles na família? O reencontro e o estabelecimento de uma conexão real será possível?
Mais do que respostas, neste romance comovente – e em muitos momentos desconcertante – que é Mesmo rio, Elisama Santos nos faz acessar nossa própria história e elaborar nossas questões, sem medo.
"A leitura dos livros de Elisama vale muito." – Thais Araújo, apresentadora e jornalista
"Elisama é o maior símbolo que conheço de disponibilidade irrestrita para apoiar a transformação de padrões indignificantes das relações humanas." – Alexandre Coimbra Amaral, escritor e psicólogo
"As palavras de Elisama são como uma lente única, uma lupa para ver a realidade dos relacionamentos familiares de um jeito que é especial" – Júlia Rocha, médica, cantora, compositora, escritora, colunista, mãe e doula.