Rebeca sempre sonhou em ir para o espaço. Por muito tempo, ela tentou e falhou nos processos de seleção, e acabou se tornando uma perspicaz analista de candidatos a astronauta. Uma das melhores em sua profissão, ela é convocada para analisar gravações da equipe que está na Terceira Estação Espacial Internacional. A Base não sabe exatamente o que está se passando com os astronautas lá em cima, mas problemas nos experimentos, um leve desvio da órbita e relatórios vagos colocam em risco a missão de altíssimo investimento.
É nesse contexto que Rebeca vê a chance de executar algumas manobras políticas — além de algumas manipulações psicológicas — e se infiltrar no time designado para ir até a estação investigar a situação. Enfim, seu sonho de ver a Terra de longe será realizado!
O problema de estar no auge, no entanto, é que depois é só ladeira abaixo.
Ao chegar lá em cima, o caso logo se mostra mais inusitado do que parecia quando a equipe informa que um dos astronautas desapareceu. A suspeita é que ele tenha tirado a própria vida se jogando no espaço, mas o histórico de abertura da escotilha não corrobora essa teoria. O fato é que um homem sumiu da estação, e o resto da equipe parece esconder segredos tanto da Base quanto dos recém-chegados — e cabe a Rebeca descobrir o que está acontecendo ali... antes que mais desaparecimentos aconteçam.
"Uma mistura de ficção científica e suspense, o livro brilha ao ousar mergulhar no psicológico dos personagens e trazer seus traumas para o primeiro plano. Desde o momento em que Rebeca bota os pés na estação espacial, fica impossível parar de ler." — Lucas Mota, autor de Olhos de pixel e Moeda de troca
"Ligeiramente fora da órbita mescla mistério e ficção científica de maneira divertidíssima. Pedro Aguilera recupera o deslumbramento de todos nós que já sonhamos ser astronautas e fantasiamos com aventuras no espaço." — Antônio Xerxenesky, tradutor e autor de Uma tristeza infinita