O autor trata de situações vividas no ambiente escolar, ressaltando o relacionamento entre os alunos e destes com os professores.
Em todas as reuniões pedagógicas, a frase "Isso não é pedagógico" ressurgia como também aumentava o desejo, do autor, de lutar, diariamente, por mudanças no relacionamento entre estudantes, e destes com os professores. Eis a origem destes contos.
Importar-se com os estudantes era visto, por muitos colegas, como fraqueza.
Neste livro, o autor mostra como há uma luta entre diferentes maneiras de pensar o relacionamento aluno\professor
Com situações reais, ou hipotéticas, o autor mostra os problemas que os estudantes ainda enfrentam para crescer, como pessoas, e aponta soluções possíveis.
Inúmeras são as situações do dia a dia que simplesmente deveriam ser modificadas, valorizadas e analisadas, e muitas dessas serão abordadas e descritas, o que irá auxiliar os leitores a ter uma visão clara das condições atuais do ensino e de possíveis melhorias.
Esta coleção de 27 Contos, uma verdadeira coletânea da realidade vivenciada, é descrita de maneira simples e objetiva, porém estabelecendo uma conexão entre o leitor e a dinâmica das situações que a norteiam e colaboram para uma melhor compreensão daquilo que poderia ser modificado caso haja interesse por parte daqueles que verdadeiramente devem zelar pelo compromisso de uma educação com qualidade.