Esta obra é oriunda de um trabalho de pesquisa realizado no curso de Mestrado em Administração Pública na Fundação João Pinheiro (FJP), no período de 2009 a 2011.
A pesquisa empreendida teve como escopo a relação entre Poder Público e Terceiro Setor, a partir da discussão acerca da Reforma do Estado.
Para o aprofundamento do tema, foi realizado o estudo das experiências mundiais de reforma administrativa que vivenciaram a crise do modelo burocrático weberiano e a ascensão de um modelo dotado de caráter gerencial que veio a ser denominado de "New Public Management (NPM)".
Nesse contexto, convidamos o leitor a conhecer a Reforma Gerencial Brasileira e a Reforma Administrativa de Minas Gerais intitulada "Choque de Gestão", ocorrida no período de 2003-2014, com ênfase na implementação do modelo de parceria com o terceiro setor.
O modelo de parceria entre o Poder Público e a Sociedade Civil, proposto pelo Governo Federal no Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) em 1995, orientou o modelo de parceria com o terceiro setor implementado em Minas Gerais, através da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).
Sob esse enfoque, esta obra foi elaborada a partir de um estudo exploratório aprofundado do modelo de parceria entre Estado e Terceiro Setor, no contexto da Reforma Administrativa realizada em Minas Gerais.