Enfermagem: Possibilidades e Limitações no Acesso Diferenciado à Graduação se propõe a discutir aspectos que envolvem o acesso do profissional de nível médio em enfermagem ao curso de bacharelado e/ou licenciatura em Enfermagem. Para iniciar essa discussão, Carmen Andréa Carneiro da Silva Souza nos leva a observar o que aconteceu com a profissão enfermagem, fazendo uma reflexão histórica. Será que estaríamos abdicando de profissionais de nível médio, com perfil formativo, que se destacam pelo caráter assistencial, em benefício de uma crescente ampliação do contingente de profissionais de nível superior, com formação de perfil gerencial e acadêmico?
A autora explana sobre a institucionalização da enfermagem brasileira e o processo que permeou a regulamentação profissional, analisando a expansão do ensino superior, para contextualizar o leitor sobre a massificação que ocorre na educação - na perspectiva capitalista - e as contradições introduzidas na formação do enfermeiro direcionada para o mercado de trabalho.
Incita também a discussão acerca das contribuições efetivas do acesso diferenciado dos auxiliares e técnicos de enfermagem ao nível superior.