O veneno da Diva Depressão, fenômeno da internet que tem mais de dois milhões de seguidores somente no Facebook, pode ser destilado offline. O livro Desperte a Diva que existe em você reúne uma seleção de testes bem-humorados feita por Eduardo Camargo e Filipe Oliveira, a dupla de criadores da Diva. Repleta da ironia e do tom debochado que faz sucesso em memes que estão entre os mais compartilhados da rede, a obra promete, no mínimo, arrancar boas gargalhadas.
Já começa no prefácio os leitores são convidados a descobrir sua identidade Diva, usando uma tabela baseada na data de nascimento. A combinação reúne título, nome e sobrenome, como Baronesa Narcisa Montilla Campari. Depois de assumir uma persona mais glamourosa, é hora do autoconhecimento. Uma sequência de testes que avaliam personalidade, grau de chatice e nível de estresse, entre outros tópicos, funcionam como um jeito divertido de passar o tempo e podem até fazer pensar sobre como agimos diante de determinadas situações.
Com um texto recheado de tiradas engraçadas e perguntas como "Quem é você na fila do pão?" ou "Qual o seu grau de gordice?", o livro prende a atenção e desperta a curiosidade. Nada escapa à língua ferina da Diva: estilo, grau de cafonice, relação com os amigos, saúde e até mesmo a sua mãe. Afinal, como bem lembram os autores, tudo é feito para irritar mesmo. Caso contrário, o nome seria Diva Feliz, em vez de Diva Depressão.
O amor não foi esquecido na lista de perguntas e respostas. É possível descobrir se domina a arte da paquera, identificar se está apaixonado(a) e até saber o momento de investir em um relacionamento. Quando as coisas não vão tão bem, a Diva também dá uma força: há um teste que diz se é hora de terminar tudo. Mas nada de levar muito a sério as respostas. Os autores fazem questão de lembrar que o livro não é de autoajuda, mas sim pura ficção.