No contexto atual em que vivemos, todas as pessoas (e empresas também) necessitam de uma instituição financeira para realizar suas movimentações financeiras, desde as básicas (pagamento de contas do dia a dia) até as mais complexas (empréstimos, financiamentos, aplicações, …)
Ao escolher uma instituição financeira, a população brasileira conta com mais de 100 bancos atuando no país, incluídos as Cooperativas de Crédito, os grandes bancos de varejo e também uma centena de instituições financeiras especializadas em algum nicho de mercado (crédito consignado, financiamento de veículos ou outras operações).
Ainda são poucos, cerca de 15 milhões de pessoas, que já descobriram que SER CLIENTE de um banco não é a única opção existente. É possível SER DONO de sua própria instituição financeira, organizada em forma de cooperativa.
Uma COOPERATIVA é uma associação de pessoas, que nela ingressam voluntariamente (se tornando sócias) e que passam a fazer suas movimentações financeiras através dela, e não mais com os bancos tradicionais. Estes sócios passam a ser os DONOS da cooperativa, juntamente com centenas ou milhares de outras pessoas.
O livro aborda de forma detalhada a história, legislação, participação de mercado nacional e internacional, estrutura de governança e aspectos práticos de uma instituição financeira cooperativa.