Em um mundo pós-moderno e multifacetado, as ideias de C.G. Jung estão cada vez mais sintonizadas com o anseio profundo de reequilíbrio de pessoas e culturas. Os Cadernos Junguianos procuram levar a um público cada vez mais numeroso a perspectiva do pensamento junguiano, por meio de trabalhos e reflexões originais. São artigos e resenhas que contemplam a prática clínica, o estudo dos símbolos, das religiões, da antropologia, da arte e da cultura, e que contribuem para fazer das ideias de Jung uma fonte renovada no aprofundamento das questões mais relevantes da aventura cultural e psicológica do ser humano.
Esta é uma edição histórica, que comemora os dez anos de lançamento do Cadernos Junguianos nº 1, há muitos anos esgotado, eque é procurado por estudantes, psicólogos e analistas em todo o Brasil.
Com esta publicação eletrônica, a Associação Junguiana do Brasil celebra uma década de contribuições de uma revista provocativa e inquisidora que, muito além de remeter exclusivamente a questões de teoria e de prática clínica, tem procurado desmistificar a escrita psicológica e colocá-la a serviço da vida comum de todos nós.