O livro "Autism Without Mask – Autismo sem máscaras" é composto de retratos de mães de autistas que tiveram seus rostos pintados pelos seus filhos como se fossem telas. Momentos de conexão, de olho no olho por meio da arte, entre mães e seus filhos foram clicados e, logo após, cada mãe teve seu momento individual como se ela fosse uma top model. E foi justamente esse o objetivo do projeto "Autism Without Mask", que essas mães se sentissem no auge, no topo. A intenção é fazer delas as maiores protagonistas da história de evolução do autismo e de suas famílias. Os leitores poderão sentir a emoção de cada uma ao apreciar as fotos e seus depoimentos.
O "Autism Without Mask" é um projeto que começou com uma exposição em Miami em 2022, onde mães de pessoas com autismo tiveram seus rostos pintados por seus filhos em oficinas. A ideia foi inspirada no nome do projeto Eyecontact e o objetivo inicial era promover o contato visual entre mães e filhos por meio da arte, mas o resultado foi maior do que isso. O projeto tornou-se lúdico, alegre e emocionante. Agora, a equipe visa disseminar que a arte transforma vidas e é naturalmente inclusiva. O projeto conecta as pessoas com autismo, suas famílias e a sociedade de forma leve e natural, além de ser capaz de ajudá-los no mercado de trabalho.
O livro retrata esses momentos de conexão entre mães, filhos e fotógrafos e traz ainda as palavras de quatro profissionais – neuropediatra, fonoaudióloga, analista do comportamento e musicoterapeuta – de renome internacional que acreditam e reforçam que a arte compõe o conjunto da obra no tratamento do autismo.