Os diagnósticos recentes da educação básica apontam para a necessidade de ações multiprofissionais e interdisciplinares para a maximização dos esforços exercidos pelas instituições escolares na formação dos alunos e suprir as dificuldades de aprendizagem de escolares repetentes, analfabetos e analfabetos funcionais. Encontra-se na literatura que as atividades perceptivo-motoras podem contribuir para minimizar o déficit no que diz respeito à aquisição dos movimentos fundamentais que dificultam a aprendizagem, o letramento e a alfabetização de crianças em idade escolar.
Existe carência de material didático em Educação Física baseado em evidências empíricas que relatem as contribuições das atividades corporais com o propósito de minimizar os efeitos do atraso no desenvolvimento motor de escolares com dificuldades de aprendizagem e baixo rendimento escolar. Admite-se que o material de apoio destinado a professores de Educação Física, Psicomotricistas, Fisioterapeutas e professores pode potencializar a intervenção em alunos nas primeiras séries do ensino fundamental.
Este fato motivou a produção desta obra que conta com uma pesquisa de avaliação, a sistematização de planos de ensino e a organização de 100 atividades perceptivo motoras para dar suporte aos profissionais envolvidos neste fenômeno.
Os resultados revelaram que as atividades físicas sistematizadas podem contribuir para a melhoria na dominância lateral e na orientação espacial direita-esquerda de alunos com dificuldades de aprendizagem e baixo rendimento escolar, o que pode minimizar as dificuldades no processo de alfabetização e letramento.
Assim, as informações presentes neste livro se constituem em um instrumento valioso para estudantes, professores, e pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento que tenham interesse nos temas Lateralidade, Orientação espacial, Dificuldades de aprendizagem, Fracasso escolar, Desempenho escolar, Educação Física e Atividades perceptivo-motoras.