Charles Darwin
Charles Darwin nasceu em 12 de fevereiro de 1809, em Shrewsbury, Shropshire, na Inglaterra. Como sua família tinha recursos financeiros suficientes, ele recebeu educação o nas melhores instituições de ensino de seu tempo. Cursou Medicina na Universidade de Edimburgo, abandonando o curso dois anos após.
Depois, ingressou na Universidade de Cambridge, onde permaneceu de 1828 a 1831. Foi lá que teve contato com duas personalidades que tiveram fortes influências em suas pesquisas: o geólogo Adam Sedwick e o estudioso de Botânica John Henslow, que o convenceu a embarcar a bordo do navio Beagle, em uma viagem ao redor do mundo por cinco anos, como naturalista.
Durante o percurso, enquanto os demais passageiros descobriam a costa sul-americana, Darwin permanecia em terra para coletar espécies da fauna e da flora e fazer seus registros de tudo o quanto observava a respeito da origem dos seres.
Durante essa viagem, Charles Darwin esteve em terras brasileiras, de janeiro a julho e 1832, onde também pôde coletar material para suas pesquisas. Visitou as Ilhas Canárias; Fernando de Noronha; Salvador; Rio de Janeiro, e uma fazenda do interior.
Em 29 de janeiro de 1839, Darwin casou-se com Ema Wedgwood. De 1839 a 1858, publicou vários trabalhos, como Diário de Viagem, Estrutura e Distribuição dos Recifes de Coral e Observações Geológicas sobre a América do Sul. Em 1859, edita sua obra mais consagrada, A Origem das Espécies, sendo, de pronto, atacado por cientistas e religiosos.
Foi eleito membro correspondente do Instituto Francês e da Academia de Ciências de Berlin, em 1878. No ano seguinte, recebeu o Prêmio Bressa da Real Academia de Turim. Charles Darwin desencarnou em 19 de abril de 1882, sendo sepultado na Abadia de Westminster no dia 26 do mesmo mês, entre os túmulos de Newton e Herschel.